Com o aumento da taxa SELIC, é normal muita gente pensar que fundos de investimento imobiliário (FII) não são mais atrativos. Bom, na minha opinião não é o caso. Compartilho do princípio que FIIs são importantes na carteira de qualquer investidor, e sabe porquê? Porque é uma forma de diversificar e gerar renda.

A ideia de que não são atrativos surgiu pois a SELIC se encontra maior que a yield da maioria desses fundos (o que significa que investir em renda fixa dá um retorno anual maior que investir em FII). Contudo, a questão não é apenas essa, por exemplo: se o seu objetivo é receber um retorno mensal, renda fixa não é a melhor opção, porque a maioria dos títulos acumulam o capital.

Já o FII pode ter suas cotas valorizadas. Lembrando sempre que ao adquirir um FII, você adquire uma parcela de um imóvel, com a tendência de -a longo prazo- ser valorizado.

Outro vantagem dos FIIs é que com o aumento das taxas de juros, mais pessoas tiram dinheiro de FIIs e investem em renda fixa, gerando maiores oportunidades de compra de FII, pois, em geral, eles ficam mais baratos.

Em resumo: a regra é clara, de fato quando as taxas de juros aumentam, o valor de mercado dos FIIs diminui, contribuindo para uma melhor oportunidade de compra. Vale ressaltar que, como sempre, o ideal é manter um bom mix de produtos: FIIs, RF, RV, e realocar taticamente conforme as condições de mercado.
#investimentos #planejamentofinanceiro #fundosinvestimentosimobiliarios #consultoriainvestimentos #assetprotection

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *